QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E SERVIÇO SOCIAL: NEGACIONISMO E COMPROMISSO ÉTICO-POLÍTICO NO CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Maria Cristina Piana
  • Rafael Gonçalves dos Santos
  • Ana Beatriz Souza Silva

Resumo

O presente trabalho é um ensaio teórico que objetiva analisar as principais consequências políticas, sociais, econômicas, ambientais e sanitárias acentuadas pelo contexto de pandemia de Covid-19 no atual cenário brasileiro, tendo em vista as novas demandas de reconfiguração trabalhista e participação ativa da população, os desafios contemporâneos quanto ao negacionismo do atual governo e a reafirmação do compromisso ético-político da profissão de assistentes sociais na defesa do meio ambiente. A partir do aporte de intelectuais que apresentam o referencial crítico-dialético em suas análises, as reflexões apresentadas tem como objetivo denunciar os principais ataques provocados pela atual gestão ultraneoliberal e pela oposição do Estado da morte na garantia de políticas públicas frente à agudização das expressões da questão socioambiental. Para além de referenciar algumas funções gerenciais que são imprescindíveis para o exercício profissional de assistentes sociais, em articulação com outras profissões, nos diversos espaços sócio ocupacionais de intervenção dentro das políticas públicas e sociais, com o intuito de contribuir para a construção de um sistema de proteção social amplo e efetivo, além de desenvolver serviços, programas, projetos de sustentabilidade por meio de um modelo de gestão socioambiental a partir da perspectiva de intersetorialidade.

Biografia do Autor

Maria Cristina Piana

 Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista ”Júlio de Mesquita Filho”; UNESP - Franca/SP. Docente do programa de graduação e pós - graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; UNESP - Franca/SP. Coordenadora do Programa de Extensão Necria. Tutora do Grupo PET Serviço Social-Unesp Franca. Professora orientadora.

Rafael Gonçalves dos Santos

 Bacharel ‌‌em ‌‌Serviço ‌‌Social ‌‌pela ‌‌Universidade ‌‌Estadual ‌‌Paulista ‌‌“Júlio ‌‌de ‌‌Mesquita ‌‌Filho” ‌‌Faculdade ‌‌ de ‌‌Ciências ‌‌Humanas ‌‌e ‌‌Sociais ‌‌- Campus ‌‌de ‌‌Franca/SP. ‌‌Mestrando ‌‌do ‌‌Programa ‌‌de ‌‌Pós-Graduação ‌‌em ‌ ‌Serviço ‌ ‌Social ‌ ‌pela ‌Universidade ‌ ‌Estadual ‌ ‌Paulista ‌‌Júlio ‌ ‌de ‌ ‌Mesquita ‌ ‌Filho ‌‌Faculdade ‌ ‌de ‌‌ Ciências ‌ ‌Humanas‌  e ‌Sociais‌ ‌-‌ ‌Campus ‌ ‌de ‌ ‌Franca/SP. ‌ ‌Membro ‌ ‌do ‌ ‌Grupo ‌‌de ‌‌Estudos‌‌ e‌‌ Pesquisas ‌‌sobre‌ ‌Políticas‌ ‌Públicas‌ ‌na‌ ‌Infância‌ ‌e‌ ‌Adolescência‌ ‌(GEPPIA)‌.

Ana Beatriz Souza Silva

 Graduanda em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Campus de Franca/SP. Integrante do grupo de Extensão Universitária Comunicativa e Popular Ginga.

Downloads

Publicado

2023-11-13

Edição

Seção

Artigos