QUESTÃO SOCIAL, FAMÍLIAS E DESAFIOS ATUAIS DO SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • Marina Pereira de Melo
  • Anelize Logullo
  • Maria Cristina Piana

Resumo

Sabe-se que o objeto de intervenção do Assistente Social se caracteriza ao atuar e  identificar as expressões da Questão Social do modo de produção capitalista. Com isso,  ao especificar a família no contemporaneidade, reflete-se sobre as mais complexas  determinações e significados que a mesma possui para nossa sociedade. De acordo com  as transformações dos indivíduos e do tempo, o conceito de família antigamente era  totalmente contrário ao que observamos na atualidade, entretanto ainda persistem  contradições no que diz respeito à temática. Os preconceitos sociais que permeiam nossa  sociabilidade, por exemplo, são frutos de um cotidiano que reproduz o patriarcado e o  machismo característico das contradições vigentes. Dessa forma, o Serviço Social atua  com propostas de intervenções que apresentam o objetivo em diminuir as desigualdades  econômicas e sociais e as demais ações condizentes com Projeto Ético Político  profissional e também com o seu Código de Ética de 1993.

Biografia do Autor

Marina Pereira de Melo

Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais -UNESP, Câmpus de Franca - SP.

Anelize Logullo

Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais -UNESP, Câmpus de Franca - SP.

Maria Cristina Piana

Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2020). Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - campus Franca/SP (2008), Mestrado em Serviço Social pela mesma Universidade (2003), Especialista em Política Social e Serviço Social pela UnB, Graduação em Serviço Social e Licenciatura em Pedagogia.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Edição

Seção

Artigos