OS PROGRAMAS E AS LUTAS PELA EDUCAÇÃO: por mais comida, diversão e arte

Autores

  • Fabrícia Vellasquez Paiva
  • Thainara da S. M. dos Santos
  • Ivone Santos da Silva Felício
  • Daiane Estevam Azeredo

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir uma materialização da ofensiva do capital na política pública e social de Educação, especialmente quanto aos direitos extensivos que acabam, senão por programas pontuais, não sendo garantidos por ouna – como o lazer, a arte e a cultura nos espaços formativos. Tem como recorte o olhar do Serviço Social para a discussão, a partir do Programa Mais Educação, e de percursos analíticos via documentos oficiais e sistematização de algumas vivências interventivas diretamente no Programa, cujos resultados realçam também a necessidade de repensar propostas de auxílio à Educação por meio de programas e de projetos.

Biografia do Autor

Fabrícia Vellasquez Paiva

Docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pelo Programa de Pós- graduação em Educação da UFRJ e doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFRRJ. Professora e coordenadora do Curso de Serviço Social da UFRRJ.

Thainara da S. M. dos Santos

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Ivone Santos da Silva Felício

Economista Doméstica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Daiane Estevam Azeredo

Auxiliar acadêmica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRRJ.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Edição

Seção

Artigos