FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE A (IM)POSSIBILIDADE PROFISSIONAL = TEACHER TRAINING: REFLECTIONS ON PROFESSIONAL (IM)POSSIBILITY

Autores

  • Inês Maria Zanforlin Pires de Almeida Universidade de Brasília (UnB)
  • Rosalina Rodrigues de Oliveira Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Este artigo pretende apresentar as principais reflexões sobre a formação docente, oriundas da tese de doutorado, de uma das autoras do presente texto. Trabalho intitulado: Educação Integral: cartografia do mal-estar e desafios para a formação docente, defendido em março de 2012, na Faculdade de Educação – Universidade de Brasília (UnB), contendo um percurso de estudos e investigações acerca da formação continuada de professores e a implicação deste processo nas práticas docentes. Para tanto, optamos por uma investigação de caráter qualitativo sob as orientações da abordagem psicanalítica para a análise e interpretação dos dados, construídos por meios dos instrumentos: observação, entrevista e questionário. Os sujeitos pesquisados foram 15 (quinze) professores da rede pública do ensino, do Distrito Federal, que atuavam, à época, em classes de Educação Integral. Assim, retomamos a leitura e reflexões oriundas da pesquisa com ênfase na formação continuada de professores, reconhecendo a sua importância, em especial, ao (re)significá-la sob o olhar da leitura psicanalítica e a inevitável “torção” que a mesma provoca, ou seja, para além do modelo: a CRIAÇÃO e (TRANS)formação das práticas pedagógicas.

Palavras-chave: formação docente. subjetividade. educação integral.

 

ABSTRACT

This article presents reflections about teacher’s permanent education, from the doctor's degree’s thesis of one of the authors: Integral Education: cartography of malaise and challenges for teacher education, defended in March 2012, at the Education Faculty - University of Brasilia (UnB). It pesents the studies and researchs about teacher’s permanent education and the implication of this process in teaching practices. We use a qualitative research’s method having the psychoanalytic as theoretical support to analysis and interpretation of data. We use like instruments: the observation, interview and questionnaire. Fifteen (15) teachers of the public school system, who worked at the time in Integral Education classes was subjects in this search. We emphasize the teacher’s permanent education, recognizing the importance of (re)meaning through psychoanalytic reading and the inevitable "twist" that it causes, beyond the model: the CREATION and (TRANS)formation of pedagogical practices.

Keywords: teacher’s education. subjectivity. integral education.

Biografia do Autor

Inês Maria Zanforlin Pires de Almeida, Universidade de Brasília (UnB)

Universidade de Brasília (UnB)

Rosalina Rodrigues de Oliveira, Universidade de Brasília (UnB)

Universidade de Brasília (UnB)

Publicado

2015-12-04

Edição

Seção

r