A consolidação de uma liderança indígena durante a revolta causada pelo Tratado de Madri: o caso de Sepé Tiaraju, entre o confronto e a negociação * The consolidation of an indigenous leadership during the revolt caused by the Madri Treat...

Autores

  • RAFAEL BURD Mestre em História – Programa de Pós-graduação em História – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.980

Resumo

Quando falamos em História Indígena, um dos momentos de maior destaque é a chamada “Guerra Guaranítica”, ocorrida em decorrência do Tratado de Madri (1750). Essa rebelião indígena é apontada como um momento de resistência ao invasor europeu. Seu principal líder foi o guarani Sepé Tiaraju. Mas geralmente se esquece que, na metade do século XVIII, muitos indígenas já conheciam bem os códigos culturais europeus, pois o contato já havia sido feito havia mais de cem anos. Este artigo se propõe a pensar como Sepé Tiaraju agiu de acordo com sua condição de guarani membro de uma redução afetada pelo Tratado de Madri e teve que ir às armas como um indivíduo que sabia como articular negociações com os ibéricos.

Biografia do Autor

RAFAEL BURD, Mestre em História – Programa de Pós-graduação em História – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Mestre em História – Programa de Pós-graduação em História – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2014-09-22