“Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras”: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69)

Autores

  • CAIO DE SOUZA GOMES Mestre em História Social - Programa de Pós-Graduação em História Social - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) - Universidade de São Paulo - USP.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i1.944

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como o ano de 1967 significou um momento de ruptura particularmente importante no processo de consolidação dos movimentos de canção engajada na América Latina por conta da realização em Cuba do I Encuentro de la Canción Protesta, primeiro evento de grandes proporções a buscar institucionalizar e articular os movimentos que vinham surgindo nos vários países do continente, e que teve grande impacto na produção discográfica engajada produzida no período entre 1967 e 1969, marcando uma abertura de horizontes e a incorporação de novos diálogos e referências nas sonoridades da nueva canción latino-americana.

Biografia do Autor

CAIO DE SOUZA GOMES, Mestre em História Social - Programa de Pós-Graduação em História Social - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) - Universidade de São Paulo - USP.

Mestre em História Social - Programa de Pós-Graduação em História Social - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) - Universidade de São Paulo - USP.

Downloads

Publicado

2013-08-19

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ