Conjuntura política e econômica no Brasil (1950-1964): terreno fértil para o Golpe de 1964 * Political and economic conjuncture in Brazil (1950-1964): a fertile land for the 1964 coup d'État
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i1.799Resumo
Os anos que precederam o golpe de Estado em 1964 no Brasil foram marcados por momentos políticos turbulentos que contribuíram para a efetivação de articulações e conspirações que tramavam a derrubada do presidente João Goulart, visto como solução para o fim das crises econômicas, políticas e sociais que aconteciam sucessivamente no país. Nesse período, a sociedade se dividia entre as propostas da esquerda e da direita em vigor no debate político à época. Assim, analisaremos as circunstâncias que forjaram um ambiente favorável a civis e militares identificados que comungavam o interesse comum de substituição do poder vigente através da tomada do controle do Estado brasileiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.