Movimentos de Contracultura em Belo Horizonte * Movements of counterculture in Belo Horizonte (one of Brazil’s States)

Autores

  • CARLA FERRETI SANTIAGO PUCMinas
  • DÉBORA DE VIVEIROS PEREIRA PUCMinas

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v1i1.563

Resumo

Este artigo propõe a análise dos movimentos de contracultura em Belo Horizonte, entre os anos de 1968 e 1978, a partir de reportagens do jornal Diário da Tarde. A contracultura, movimento de proporções mundiais, surgida entre as décadas de 1950 e 1960, na Europa – notadamente França, Alemanha e Inglaterra – e nos Estados Unidos, foi difundida pelo mundo, especialmente após a “revolução cultural” de maio de 1968, em Paris. No Brasil, ficou conhecida principalmente através do movimento Tropicália, que englobava diversos âmbitos artísticos em um mesmo grupo. Em Belo Horizonte, especificamente, as análises dos periódicos possibilitaram a descoberta e subdivisão de movimentos contraculturais artísticos, “anti-artísticos” e aqueles considerados “ameaças” à sociedade.

 

Biografia do Autor

CARLA FERRETI SANTIAGO, PUCMinas

Mestre em História - Universidade Federal de Minas Gerais. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas – Instituto de Ciências Humanas, CEP: 30535-901, Belo Horizonte, Minas Gerais. E-mail: carla.santiago@virtual.pucminas.br

DÉBORA DE VIVEIROS PEREIRA, PUCMinas

Graduada em História - Instituto de Ciências Humanas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUCMinas, CEP: 30535-901, Belo Horizonte, Minas Gerais. 

Downloads

Publicado

2012-05-04

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ