À SERVIÇO DE LIBITINA

Um Estudo dos Ofícios do Luto e Agentes Funerários na Roma do Principado (Séc. I EC.)

Autores

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar os ofícios funerários da Roma Antiga e seus profissionais: aqueles que se colocavam à serviço de Libitina, os libitinarii. Buscou-se examinar suas regulamentações, hierarquias e especialidades. Neste trabalho, a metodologia principal foi a análise documental das Leges Libitinariae, inscrição epigráfica que tipifica toda a regulamentação acerca do ofício funerário dos libitinários. Também foram utilizadas fontes literárias, do período do Principado, como forma de investigar as especialidades destes trabalhadores.

Biografia do Autor

Thiago Eustaquio Araujo Mota, Universidade de Pernambuco (UPE)

Concluiu o Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de Goiás, Departamento de Pós Graduação em História (Linha de Pesquisa História, Memória e Imaginários Sociais). A pesquisa teve como foco as seguintes temáticas: Divinização Heroica, Genealogias Familiares, Poesia Épica e Arqueologia do Mito de Eneias na Literatura Latina. Durante o Estágio de Doutorado Sanduíche em Roma pela British School at Rome/Accademia Britannica di Archeologia, Storia e Belle Arti#65279;, pesquisou a reapropriação da genealogia heroica dos Iulii pelos monumentos, moedas e pela estatuária do Principado. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco, leciona as seguintes Disciplinas: História Antiga II, Arqueologia, Patrimônio e Culturas e História da Arte. Está vinculado aos Grupos de Pesquisa: História e Memória e ao Laboratório de Estudos do Império Romano (LEIR). Coordena o Grupo de Estudos sobre Épico e Performatividade na Antiguidade (GEEPA), desenvolve e orienta pesquisa sobre as reapropriações dos motivos convencionais do épico na Literatura do Principado a partir dos conceitos de memória genealógica e poder.E-mail: thiago.mota@upe.br ; theamotta@gmail.com

Fernando Antonelli Muniz de Ramos, Universidade de Pernambuco

Discente do Curso de Licenciatura em História da Universidade de Pernambuco (UPE), campus, Petrolina, vinculado ao Grupo de Estudos sobre Épica na Antiguidade (GEEPA). 

Downloads

Publicado

2025-07-15