"CASA-GRANDE DE DETENÇÃO DA CULTURA"

Dissensões entre Jomard Muniz de Britto e Gilberto Freyre, no Recife de 1960-1970

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v11i2.3707

Resumo

o presente estudo objetiva compreender a atuação e produção de uma contracultura no Recife-PE de 1960-1970, através de parte das produções e críticas realizadas pelo professor, pop filósofo, poeta e filmaker pernambucano Jomard Muniz de Britto, especialmente dirigidas à Gilberto Freyre, pensadas como representações de um debate cultural vigente na cidade. Para tanto, utiliza-se como fontes principais livros como: Tempo de Aprendiz (2016) de Gilberto Freyre, Interpenetrações do Brasil (2002a) e Atentados Poéticos (2002b) e o filme O Palhaço Degolado (1977), vinculados à Jomard Muniz de Britto. Como bibliografia, destacam-se nomes como: Durval Albuquerque Júnior (2011, 2013a e 2013b) e Antonio P. Rezende (1997).

Biografia do Autor

Iago Tallys Silva Luz, Universidade Federal do Piauí

Licenciado em História pela Universidade Federal do Piauí ? UFPI/CSHNB. Mestrando em História do Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí realizou intercâmbio na Universidade D Coimbra-Portugal, sobre abrigo de bolsa do programa ibero-americanas, coordenado pelo convênio entre a UFPI e o Santander Universidades, no ano de 2020. Atuou como professor do Projeto de Extensão Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire, com bolsa voluntária concedida pela PREXC/UFPI/CSHNB entre os anos de 2018 e 2020, sendo ainda coordenador discente do mesmo no período de fev. 2019 a fev. 2020. Foi integrante voluntário do Programa Institucional de Iniciação à Docência ? PIBID/UFPI/CSHNB, entre 2018 e 2020; foi discente do Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária ? ICV, entre 2017 e 2018; foi discente do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, com bolsa remunerada vinculada ao CNPQ-UFPI/CSHNB entre 2018 e 2019. Atualmente é integrante do Programa Residência Pedagógica (RP) da UFPI/CAPES/MEC (EDITAL Nº 01/PREG/CGPID-UFPI, de 10 de julho de 2020 ? Vigência: outubro/2020 a março/2022), como também faz parte do GT ? ?História, Cultura e Subjetividades? ? DGP/CNPq. E-mails: iago.tallys.s.luz@hotmail.com; Iago.tallys1999@gmail.com.

Fábio Leonardo Castelo Branco Brito, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2010), especialização em História do Brasil pela Faculdade Latino Americana de Educação (2011), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2013), doutorado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2016). É Professor Adjunto I do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da mesma instituição. É co-líder do GT "História, Cultura e Subjetividade" (DGP/CNPq), membro do GT Nacional de História Cultural (ANPUH) e da Rede de Pesquisa em História e Cultura no Mundo Contemporâneo. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como membro do conselho editorial da Revista Espacialidades (UFRN). Integra o Núcleo de Estudo em História Social das Cidades (NEHSC) da PUC-SP. É também roteirista de produtos audiovisuais, participando, atualmente, da construção de roteiros para filmes curtas-metragens, webséries e projetos de dramaturgia para as redes sociais. Tem como principais interesses a História do Brasil Contemporâneo e a Teoria e Filosofia da História, bem como os estudos que articulam História, Cultura e Subjetividade em dimensões como arte, música, cinema, literatura, juventudes, identidades de gênero, espacialidades, práticas discursivas, produção de subjetividades e filosofia da diferença.

Downloads

Publicado

2022-12-27