Os grupos escolares em Cachoeira Dourada, GO: uma história da educação no sul de Goiás, 1960-70 * The school groups in Cachoeira Dourada, GO: a history of education in the south of Goiás, 1960-70
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v7i2.2691Resumo
A história das instituições escolares tornou-se campo importante das pesquisas sobre a educação no Brasil. Esta pesquisa objetivou construir uma compreensão histórica das relações entre governo de Goiás e Governo Federal na formação e no desenvolvimento da educação em Cachoeira Dourada. De natureza documental e empírica, a pesquisa seguiu princípios do método dialético marxista com procedimentos da abordagem qualitativa. O recorte da pesquisa se refere ao intervalo de 1960 a 1971. De acordo com as leituras históricas e documentais realizadas, podemos dizer que os primórdios da história da educação nesse distrito estiveram ligados aos interesses dos políticos. Portanto, coexistiram nesse período dois tipos de escolas subvencionadas pelo Estado: um grupo escolar mantido pelo município e outro por uma empresa estatal.
*
The history of school institutions has become an important field of research on education in Brazil. This research aimed to build a historical understanding of the relationship between the government of Goiás and the Federal Government in the formation and development of education in Cachoeira Dourada. With a documentary and empirical nature, the research followed principles of the Marxist dialectical method with procedures of the qualitative approach. The research refers to the interval from 1960 to 1971. According to historical and documentary readings, the beginning of the history of education in this district is linked to political interests. Therefore, two types of state-subsidized schools coexisted during this period: one school group maintained by the municipality and the other by a state enterprise.