Gênero e memória: as representações do feminino e a Enciclopédia da Mulher (1950-1970) * Gender and memory: the representations of female gender and the Women Encyclopedia (1950-1970)
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v7i1.2339Resumo
O artigo trata do processo de rupturas e permanências que envolveu as representações do feminino entre as décadas de 1950 e 1970. Considerando as discussões de gênero enquanto categoria, os discursos e as estruturas de poder da sociedade e a influência da mídia impressa, discutimos a existência dos “manuais femininos” como produtos e produtores de memória que abarcam noções de identidade associados às práticas e representações culturais. Ao final, analisamos duas versões de um periódico destinado às mulheres: a Enciclopédia da Mulher de 1958 e a Nova Enciclopédia da Mulher de 1968.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.