Representações da mulher na obra de Marina Núñez del Prado (1908-1995) * Representations of woman in the work of Marina Núñez del Prado (1908-1995)
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v7i1.2287Resumo
Marina Nuñez del Prado (1908-1995), escultora boliviana, iniciou seus estudos na Academia Nacional de Bellas Artes de La Paz, na qual se tornou a primeira professora, em 1930. Em diálogo com o movimento indigenista em sua vertente artística, grande parte de sua produção mobiliza aspectos das tradições indígenas bolivianas. Este artigo tem como objetivo apresentar três vertentes da obra da artista, relacionadas à representação da mulher em sua produção escultórica. A partir da análise de peças selecionadas, pretende-se demonstrar como Núñez del Prado transitou entre as temáticas da “maternidade”, da “natureza” e da “sexualidade”, que são relevantes para se pensar os papéis sociais da mulher boliviana e, no limite, latino-americana, da primeira metade do século XX.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.