Cânone literário e o lugar das mulheres na literatura brasileira oitocentista * Literary canon and the place of women in the oitocentist brazilian literature
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v7i1.2275Resumo
O presente trabalho objetiva abordar o apagamento feminino na edificação do cânone literário e os condicionamentos históricos que propiciaram isso, no qual muitas mulheres permaneceram no anonimato histórico, utilizando-nos dos aportes dos estudos de gênero. Para tal, partimos de uma obra sob autoria feminina de Anna Rosa Termacsics dos Santos, intitulada Tratado Sobre a Emancipação Política da Mulher e Direito de Votar, que permaneceu totalmente desconhecida nos estudos históricos. Tal autora utilizou-se da literatura como forma de reivindicar direitos negados historicamente ao seu sexo, desde os educacionais até os políticos, peculiaridades de relevância social e política para os novos estudos que pensam a representação da mulher.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.