Escravidão e(m) quadrinhos: um diálogo entre a historiografia e a cultura histórica das HQ’s * Slavery and comic books: a dialogue between historiography and historical culture of comics

Autores

  • Hezrom Vieira Costa Lima Universidade Federal da Paraíba.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i2.1816

Resumo

As Histórias em Quadrinhos (HQs) são meios de comunicação amplamente difundidos em nível nacional. Como todo e qualquer produto cultural, seus autores estão inseridos em sociedades que apresentam contradições e embates, os quais são reproduzidos em suas obras. Diante desse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a cultura histórica na HQ “O quilombo Orum Aiê” de André Diniz, a partir dos pressupostos teóricos de Rüsen (2001) e Flores (2007), percebendo como as HQs, produções culturais que estão à parte do cânone historiográfico e da historiografia, repercutem as opções teóricas e metodológicas da “Nova História Social da Escravidão”, iniciada no Brasil após a década de 1980. Ademais, a análise foi realizada demonstrando de que forma a historiografia é refletida nas Histórias em Quadrinhos nacionais que abordam a temática da escravidão.

 

Biografia do Autor

Hezrom Vieira Costa Lima, Universidade Federal da Paraíba.

É Mestre em História (2015) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com a dissertação "Já veio tudo dos antepassados": História, memória e identidade étnica em Caiana dos Crioulos. Onde estudou as mudanças e permanências na identidade de quilombola dos moradores na longa duração, bem como analisou a relação simbiótica entre memória e tradição presentes nessa Comunidade Remanescente de Quilombos (CRQs) paraibana. Especialista em História e Cultura Afro-brasileira (2014) pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígena (Neab-Í) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e graduado em História (2010) pela mesma IES. Atualmente se decida a pesquisas relacionadas ao universo das CRQs, Memória, Relações Étnico-Raciais, Identidade Étnica, Escravidão e Pós-Abolição.

Professor da Universidade Paulista (UNIP) campus de Campina Grande -PB, e da rede particular de ensino (educação básica) da mesma cidade.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

ARTIGOS - DOSSIÊ