A tradição clássica e o desenvolvimento da escrita vernacular na Early Christian Ireland: algumas considerações sobre a matéria Troiana e a Togail Troí * Classical tradition and the development of vernacular writing in Early Christian Ireland: some notes on the Trojan Matter and Togail Troí

Autores

  • DOMINIQUE VIEIRA COELHO DOS SANTOS FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau, Campus I.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i1.1774

Resumo

Narrativas acerca da mitologia grega ou romana, bem como aquelas de caráter épico, envolvendo batalhas e heróis, não se encerraram na Antiguidade. Ao contrário, foram, com frequência, elaboradas no mundo chamado pós-clássico. Dentre as variantes desta tradição textual está o ciclo literário conhecido como matéria troiana, amplamente divulgado em toda Europa. A partir de um dos principais textos que integram este ciclo, a Togail Troí, uma “tradução” da De Excidio Troiae Historia para a língua irlandesa contida no Book of Leinster, o objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões sobre a relação entre a Tradição Clássica e o desenvolvimento das línguas vernáculas na Early Christian Ireland.

 

Biografia do Autor

DOMINIQUE VIEIRA COELHO DOS SANTOS, FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau, Campus I.

Doutor em História – Professor de História Antiga da FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau, Campus I. Coordenador do Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais.

Downloads

Publicado

2016-03-29