O Tostão contra o Milhão: a cobertura da campanha pela prefeitura de São Paulo pelo jornal O Estado de S. Paulo (1952 - 1953) * The Penny against the Million: the election coverage for the city of São Paulo by the newspaper O Estado de S. Paulo (1952 – 1953)

Autores

  • Thiago Fidelis Faculdade de Ciências e Letras - FCLAR/UNESP/Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i2.1646

Resumo

 O presente artigo procurou analisar a eleição para a prefeitura de São Paulo em 1953 sob a ótica do jornal O Estado de S. Paulo, periódico de maior tiragem e o mais influente na política paulista dessa época. Devido a uma lei federal, desde os anos 1920 não havia sufrágio para o Executivo paulistano; quando a lei foi revogada em 1952, surgiram duas campanhas que polarizaram a disputa, a do secretário estadual de Saúde, Francisco Cardoso, representando a situação e a do deputado estadual Jânio Quadros, representando a oposição. Apoiando a primeira campanha, o jornal estruturou suas notícias com base nessa perspectiva, e seus desdobramentos foram analisados e refletidos nesse breve espaço.

 

Biografia do Autor

Thiago Fidelis, Faculdade de Ciências e Letras - FCLAR/UNESP/Araraquara

Graduado e Mestre em História pela Universidade Estadual Paulsita - Campus Franca. Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - Campus Araraquara.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES