As dimensões materiais da fotografia: cultura material e retratos de família * The material dimensions of photography: material culture and family portraits

Autores

  • Richard Gonçalves André Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i2.1549

Resumo

Este artigo reflete teoricamente sobre a fotografia para além do discurso visual, chamando a atenção para sua materialidade. Enfoca-se os retratos de família, imagens que representam diferentes dimensões da memória familiar, tais como a infância, os ritos religiosos, as formaturas, os casamentos e mesmo a morte. Compreende-se a cultura material, de acordo com as proposições do historiador Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, como processos cognitivos encarnados, inclusive em sua visualidade. Como discussão, sugere-se que, considerando que as fotos são coisas, é importante compreendê-las em seu processo de produção, circulação, recepção e ação, na medida em que, ultrapassando o tempo de vida de seus produtores, as fotografias ganham apropriações e usos específicos, inserindo-se em redes sociais híbridas, como sugere Bruno Latour.

 

Biografia do Autor

Richard Gonçalves André, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), docente do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da UEL. É membro, também, do Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI) da UEL e editor chefe da Revista Domínios da Imagem.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

ARTIGOS - LIVRES