Das várias linguagens do poder contemporâneo: feminismos, neoliberalismo e jornalismos * From the various languages of contemporary power: feminisms, neoliberalism and journalism

Autores

  • JULIANA SOUZA Mestre em Jornalismo e Estudos Mediáticos/Universidade Nova de Lisboa – Portugal. Doutoranda –Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – Universidade de Coimbra, Portugal. Este trabalho é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Potencial Humano e por Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito da Bolsa de Doutoramento com a referência SFRH/BD/72415/2010.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i1.1488

Resumo

No presente artigo, busco problematizar a reflexão sobre os feminismos, tal como hoje se encontram organizados na economia neoliberal, na difusão de seus referenciais emancipatórios e na desconstrução das representações convencionais das mulheres. Procurarei identificar em que medida os feminismos e as identidades das mulheres vêm sendo (re)produzidas e reforçadas pelo discurso institucional. Em particular, esta análise permitir-nos-á também refletir como a “linguagem do pós-feminismo”, apropriada, sobretudo, pela mídia, pode ser observada e interpretada como um fenómeno social que envolve tanto as estruturas de poder como as lógicas identitárias de uma sociedade patriarcal de consumo.

Downloads

Publicado

2015-03-06