As relações africano-brasileiras de longa data: uma análise da investigação histórica sobre o assunto no Brasil * The african-brazilian long term relationship: an analysis of historical research about the subject in Brazil

Autores

  • GILBERTO DA SILVA GUIZELIN Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Franca

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i1.1484

Resumo

O presente artigo parte do pressuposto de que ao contrário da história das relações contemporâneas entre o Brasil e a África, a história das relações pretéritas entre as duas margens do Atlântico Sul não tem recebido a mesma atenção por parte dos investigadores brasileiros. Acredita-se aqui que tal descompasso investigativo seja fruto de uma visão histórica reducionista, por muito tempo predominante no meio acadêmico nacional, e, por conseguinte, da dificuldade sentida entre os próprios investigadores brasileiros de reunir fontes que lhes permitam recriar, observar e analisar o contexto das relações de longa data entre o Brasil e a África. Ainda assim, ressalta-se aqui que a partir de uma reorientação quanto às perspectivas de investigação é sim possível o desenvolvimento de novos estudos do entrosamento africano-brasileiro mais distante.

 

Biografia do Autor

GILBERTO DA SILVA GUIZELIN, Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Franca

Graduado em História (2008) pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em História Social (2011) pelo Programa de Pós-Graduação da mesma instituição. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em História - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP-Franca. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Filiado à Sociedade Brasileira de Estudo do Oitocentos (SEO). 

Downloads

Publicado

2015-03-06