Possibilidades de diálogo interdisciplinar entre História e Direito: um estudo a partir da cultura e das relações de violência na região norte do Rio Grande do Sul * Interdisciplinary dialogue possibilities between History and Law: a study on the culture

Autores

  • Felipe Berté Freitas Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i3.1468

Resumo

Nas três últimas décadas vem ocorrendo um processo de esgotamento nos paradigmas explicativos da História, o que possibilitou a emergência de novos temas, métodos e fontes. Nesse contexto, também acontece uma renovação crítica do Direito, em sua memória institucional, suas ideias e agentes, o que possibilitou a aproximação com outras áreas de conhecimento. Assim, este artigo propõe a reflexão sobre as possibilidades teórico-metodológicas do diálogo interdisciplinar entre a História e o Direito, tendo como base as fontes judiciais e o estudo do próprio Poder Judiciário no Rio Grande do Sul. 

 
 

Biografia do Autor

Felipe Berté Freitas, Universidade de Passo Fundo

Graduado em História e Mestre em História Regional pela Universidade de Passo Fundo. Professor substituto do curso de graduação em História na Universidade de Passo Fundo (2014) e Assessor do Núcleo de Tecnologia da 25ª CRE- SOLEDADE (2013-2014). Atualmente, professor pela rede pública estadual de ensino no Instituto Estadual de Educação Júia Lopes (Soledade -RS) e Coordenador Pedagógico do Colégio Garra Soledade.

Downloads

Publicado

2015-12-16