A mobilidade social do imigrante italiano pobre no Brasil (1890-1930): uma contribuição à historiografia da imigração em São Paulo * The social mobility of poor italian immigrant in Brazil (1890-1930): a contribution to the historiography immigration...

Autores

  • MARCO ANTONIO BRANDÃO UNESP - Campus Franca

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i1.1367

Resumo

Este artigo apresenta uma análise um tanto distinta sobre aquilo que comumente se escreveu sobre a relação entre imigração italiana e industrialização no Brasil. A elucidação desta relação, muitas vezes, ficou circunscrita ao fenômeno ocorrido na cidade de São Paulo, entre 1880 a 1930. Ao contrário do que ocorrera na capital paulista, mostramos que o imigrante pobre não foi apenas aquele fracassado, expulso do mundo rural, que para sobreviver, empregou-se em alguma fábrica (muitas vezes, de propriedade de algum patrício abastado). Um pouco distante deste cenário, aproximadamente 300 quilômetros da cidade de São Paulo, italianos pobres de recursos, mas detentores de algum saber-fazer tiveram uma mobilidade social e ajudaram a constituir o empresariado industrial na cidade de Ribeirão Preto.

 

 

Biografia do Autor

MARCO ANTONIO BRANDÃO, UNESP - Campus Franca

Estudante de Pós-Doutorado da UNESP (Universidade Estadual Paulista) – Campus Franca e Bolsista da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Possui vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além do livro “O socialismo democrático do Partido dos Trabalhadores: a história de uma utopia (1979-1994)”, publicado pela Annablume/FAPESP.

Downloads

Publicado

2015-03-06