Jesuítas, indígenas e o Código Religião nas crônicas de Maynas, Mojos e Chiquitos no século XVIII * Jesuits, indigenous peoples and the Religion Code in the Maynas’, Mojos’ and Chiquitos’ chornicles of the XVIIIth century
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.1359Resumo
O presente artigo objetiva refletir os processos de tradução cultural estabelecidos entre os membros da Companhia de Jesus com relação às populações indígenas das missões de Maynas, Mojos e Chiquitos no decorrer do século XVIII, por meio de uma análise das crônicas de três missionários inacianos: Pe. Francisco J. Eder, Pe. Pablo Maroni e Pe. Juan P. Fernández. Adotamos como paradigma indicial o código religião e centramo-nos na análise dos discursos jesuítas referentes à figura do Demônio nas reduções jesuíticas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.