A política imperial nas “Cousas Políticas” e nas “Balas de Estalo” da Gazeta de Notícias: o jornalismo dos últimos anos da monarquia (1883-1884) * Imperial policy in “Cousas Políticas” and in “Balas de Estalo” of "Gazeta de Notícias": the journalism in the last years of monarchy (1883-1884)
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i1.1182Resumo
A Gazeta de Notícias foi um dos principais jornais responsáveis pela grande transformação do jornalismo brasileiro no final do século XIX. Entre as suas principais propostas, estava a mudança na intenção dos textos que integravam suas páginas. Segundo o desejo de seu fundador, Ferreira de Araújo, a Gazeta valorizaria a notícia imparcial e objetiva, e a “neutralidade” política. A partir da comparação entre as colunas “Balas de Estalo” e “Cousas Políticas”, ambas publicadas na Gazeta de Notícias e escritas pelo seu fundador, analisaremos como foi possível construir um projeto político de crítica à Monarquia e às instituições que a legitimavam a partir dessa nova forma de fazer jornais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.