A indústria cultural lida pela cultura erudita: tomadas de posição e ideologia * Culture industry read by high culture: positions and ideology
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i2.1072Resumo
Muitos intelectuais têm discutido o problema da compreensão da cultura de massa como uma forma de alienação. Desde a "Dialética do esclarecimento" de Adorno e Horkheimer, tende-se a entender cultura de massa em oposição à alta cultura. Este artigo tenta mostrar como uma compreensão menos estanque do fenômeno poderia ajudar a ver o problema como ele aparece hoje. Se “cultura de massa” e “alta cultura” parecem, em muitos aspectos, inextricavelmente confundidas atualmente, este trabalho baseia-se na teoria sociológica, a fim de esclarecer as posições dos agentes no campo de produção erudita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.