OS DESAFIOS DA TRANSFORMAÇÃO DA LEI EM REALIDADE:
um quadro comparativo ao levantamento quantitativo de José Marcelino de Rezende Pinto de 2007
Palavras-chave:
História, Educação, Lei, Levantamento Quantitativo, Quadro ComparativoResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a conjuntura da educação no Brasil, tendo como trabalho norteador a coletânea organizada por Oliveira (2007) e Adrião (2007) Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição Federal e na LDB, sobretudo o capítulo de Pinto (2007) O ensino médio, uma vez que este se trata do principal delineamento desta análise. Além de estabelecer um breve retrospecto histórico da trajetória educacional no Brasil, propõe-se fazer um quadro comparativo ao dos dados quantitativos levantados por José Marcelino de Rezende Pinto em 2007, atualizando, assim, os dados acerca da remuneração média do docente, da média de alunos por turma por região, da taxa distorção idade-série por região, e da evolução das matrículas no ensino médio por dependência administrativa, utilizando como principal fonte o Censo Escolar de 2022 realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Conclui-se que o texto de Pinto (2007), apesar desatualizado, ainda sim traz um bom direcionamento para estudos quantitativos e qualitativos do cenário educacional brasileiro.