Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista Ensaios de História publica artigos inéditos, resenhas e entrevistas de autoria de graduandos, redigidos em português, espanhol, francês ou inglês. Com o envio da proposta de publicação, o(s) autor(es) estará(ão) automaticamente de acordo com a transferência de Direitos Autorais à revista e atestando o ineditismo do texto.

A revista se compromete a informar os autores sobre a publicação ou não de seus textos.

Recomenda-se que os currículos Lattes/CNPq dos autores estejam atualizados para a necessidade de verificação por parte dos editores

Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas e documentais, são de inteira responsabilidade dos autores. São também de sua responsabilidade a correção ortográfica, o uso da língua e a tradução para outro idioma do resumo, do título e das palavras-chave.

Visando o objetivo de uma Avaliação às Cegas, os artigos não devem trazer informações dos autores (tanto no texto como em nota de rodapé).

  • As informações serão adicionadas pelos próprios autores após o parecer dos especialistas, podendo os editores complementarem ou demandarem informações faltantes.
  • A identificação do(s) autor(es) deve constar no Portal da Revista (no campo dedicado ao resumo da biografia do autor localizado na página de cadastro), contendo as seguintes informações: Nome do autor(a); nome da instituição que pertence; se bolsista ou não e email.  
  • As informações deverão, após a resposta dos pareceristas, e quando solicitado pelos editores, seguir a seguinte formatação: abaixo do título do artigo; alinhadas à margem direita; em fonte tamanho 12; o último sobrenome em CAIXA ALTA e seguido por um asterisco (*) que remete à nota de rodapé, na qual devem ser incluídas as informações de identificação do autor.
  • Agradecimentos e informações sobre a realização da pesquisa (financiamento, orientação etc.) devem vir também em nota de rodapé, mas só serão adicionadas após a avaliação pelo parecerista e quando solicitado pelos editores. Recomendamos que os autores façam tais solicitações assim que receberem a comunicação da aprovação, pela comunicação do próprio sistema.

Não remuneramos as contribuições, cujos Direitos Autorais ficam, necessariamente, cedidos à revista História e Cultura.

Os artigos, resenhas e entrevistas encaminhados à avaliação poderão ser devolvidos aos autores caso não estejam adequados às seguintes Diretrizes:

  1. Seção Dossiê ou Artigos livres

1.1.           Os artigos enviados para compor os dossiês deverão ser submetidos à equipe editorial por meio do Portal da Revista. (Textos enviados por e-mail não serão submetidos)

1.3.           Os textos são submetidos à pareceristas externos.

1.4.           Os artigos devem ter, no máximo, 03 (três) autores. Só é permitida a submissão de textos de graduandos, não podendo, portanto, constar os nomes de pós-graduandos ou de orientadores como autores dos artigos.

1.6.           Os artigos devem ter a extensão de 12 a 20 páginas (no total), digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12. No corpo do texto, o espaçamento deve ser de 1,5. As margens devem obedecer ao seguinte padrão 2.5 em todos os lados.

1.7.           A formatação do artigo submetido deverá seguir a seguinte estrutura:

  • TÍTULO e subtítulo (se houver): deve estar no idioma original seguido do título em outro idioma, centralizado, em negrito, em fonte Times New Roman (tamanho 14) e em CAIXA ALTA;
  • Resumo: deve ter extensão de 5 a 15 linhas, seguido das Palavras-chave (até cinco, separadas por vírgula), ambos no idioma original e em outro idioma. Resumo e Palavras-chave devem estar em fonte Times New Roman (tamanho 11) e com espaçamento simples;
  • Se o idioma original do texto for em português, a outra versão do título, do resumo e das palavras-chave deve ser apresentada em inglês. Se o idioma original do texto for o inglês, o francês ou o espanhol, a outra versão do título, do resumo e das palavras-chave deve ser apresentada em português.
  • O título em outra versão deve vir em letra de tamanho 12.
  • Intertítulos: devem estar alinhados à esquerda, sem numeração e em itálico;
  • Referências (título do item): deve estar recuado à esquerda, sem numeração e em negrito
  • Notas explicativas: devem estar no fim do documento (e não no rodapé), justificadas, em fonte Times New Roman (tamanho 10) e com espaçamento simples.
  • As referências bibliográficas: devem estar justificadas, com espaçamento simples, em fonte Times New Roman (tamanho 12) e respeitando as normas da ABNT.
  • As fontes, quando houver, devem vir listadas antes das referências bibliográficas, informadas dos acervos consultados;
  • Imagens: Devem ter boa resolução e legendadas da seguinte maneira: Fonte: Nome da fonte, ano. Devem ser precedidas de título, em negrito e centralizado.

1.8.            As citações diretas curtas (até três linhas) devem estar no corpo do texto, somente entre aspas. Já as citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser feitas em destaque: com recuo de 4 cm da margem esquerda (texto justificado), em fonte Times New Roman (tamanho 11), sem aspas, e espaçamento simples. Para citações diretas e indiretas será utilizado o sistema autor-data (CHICAGO-ABNT). Exemplo: (SOBRENOME, ano, p. X).

 1.9.            A revista não publica bibliografia, ou seja, não devem ser colocados no item Referências livros e autores que não tiverem sido mencionados no corpo do texto. As referências bibliográficas citadas no corpo do texto devem ser alocadas no final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas:

SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Ed. X. Cidade: Editora, ano

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p. x-y

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, Cidade, v. X, n. X, p. x-y, ano.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico, Cidade, vol., fascículo, p. x-y                   quando                 houver,                  ano.                  Disponível em: http://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/553. Acesso em: 28 ago. 2013.

SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou da tese em itálico. Ano da defesa. Tese ou Dissertação (Mestrado ou Doutorado em Nome do Curso). Nome da Faculdade ou Instituto, Nome da Universidade, Cidade, ano de publicação.

SOBRENOME, Nome. Título da comunicação. NOME DO CONGRESSO EM CAIXA ALTA, Número do congresso, Ano do congresso, Cidade do congresso. Anais do... (em itálico). Cidade de publicação: Realização do evento, ano de publicação.

NOME DA ENTIDADE. Título do documento. Ed. X. Local de publicação: Editora, Data de publicação, n. de volume e/ou total de páginas do documento. (Indicação de série, se houver, entre parênteses).

  1. Seção Resenhas

2.1.            A publicação de Resenhas será submetida ao planejamento do corpo editorial da Revista, no qual haverá a publicação de 2 (dois) volumes ao longo do ano, de acordo com o calendário pré-estabelecido pelos editores.

2.2.           As Resenhas são previamente apreciadas pelos editores da Revista História e Cultura. Os editores serão responsáveis por avaliar o seguimento das Diretrizes e pelo envio do texto ao(s) parecerista(s).

2.3.            Os textos enviados devem ser submetidos no Portal da Revista. (Textos enviados por e-mail não serão submetidos).

2.4            Os textos serão submetidos a 1 (um) parecerista externo.

2.5.            As Resenhas devem ter, no máximo, 03 (três) autores ou 02 (dois) coautores. (Não é permitida a participação de graduando(s) e/ou graduado(s) como autor e coautor de resenhas).

2.6.            As Resenhas devem ter de 4 a 7 páginas (sem contar as referências bibliográficas e documentais), redigidas em fonte Times New Roman, tamanho 12. No corpo do texto, o espaçamento deve ser de 1,5. As margens devem obedecer ao seguinte padrão: superior e inferior, 2.0 cm; esquerda e direita, 3.0 cm; espaçamento do parágrafo tamanho 0pt. Os artigos devem ser enviados em formato doc. ou docx.

2.7.            Antes do texto, devem ser incluídos os dados da obra resenhada seguindo as normas da NBR 6023.

2.8.            As Resenhas devem referir-se a produções nacionais publicadas no máximo há um ano e a livros estrangeiros publicados no máximo há três anos.

2.9.            A formatação dos textos submetidos deve seguir a seguinte estrutura:

  • Referência completa e o número de páginas da obra resenhada. (Times New Roman, tamanho 12, referência dentro das normas ABNT)
  • Não contém “resumo” ou “palavras-chave”.
  • Intertítulos: devem vir alinhados à esquerda, sem numeração e em itálico;
  • Referências (título do item): deve vir recuado à esquerda, sem numeração e em negrito.
  • As referências bibliográficas: devem estar justificadas, com espaçamento simples, em fonte Times New Roman (tamanho 12) e respeitar as normas da ABNT. Devem constar os documentos/fontes de pesquisa utilizados pelo autor.

2.10.        As citações diretas curtas (até três linhas) devem estar no corpo do texto, somente entre aspas. Já as citações diretas longas (mais de três linhas) devem ser feitas em destaque: recuo de 4 cm da margem esquerda (texto justificado), em fonte Times New Roman (tamanho 11), sem aspas, e espaçamento simples. Para citações diretas e indiretas será utilizado o sistema autor-data (CHICAGO-ABNT). Exemplo: (SOBRENOME, ano, p. X).

3.11.        A revista não publica bibliografia, ou seja, não devem ser colocados no item Referências livros e autores que não tiverem sido mencionados no corpo do texto. As referências (bibliográficas e documentais) citadas pelo(s) autor(es) no corpo do texto devem ser alocadas no final do artigo, em ordem alfabética, obedecendo às normas já descritas para artigos.

  1. Seção Entrevistas

3.1.     As Entrevistas devem ter, no máximo, 03 (três) autores;

3.2.            As Entrevistas devem ter até 15 páginas. No corpo do texto, o espaçamento deve ser de 1,5. As margens devem obedecer ao padrão de 2,5 superior e inferior, 2.0 cm; esquerda e direita, 3.0 cm; espaçamento do parágrafo tamanho 0pt. Os artigos devem ser enviados em formato doc. ou docx.

3.3.            Antes do texto, devem ser incluídos os dados do entrevistado, seguindo as normas da NBR 6023

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