Chamada para a submissão de artigos - 2025
SUBMISSÕES ABERTAS!
Chamada de artigos para compor o volume de 2025.
EDIÇÃO TEMÁTICA: Construções do Estado Moderno: administração, direito e justiça entre os séculos XVII e XIX
O Estado tem sido, muitas vezes, tratado por cientistas políticos e sociais como um conceito autoevidente. Quanto aos historiadores, não é de hoje que as instituições, práticas e ideias vinculadas ao que se convencionou chamar de Estado moderno fizeram e fazem parte de suas análises e debates, embora a história desse fenômeno mereça ser aprofundada e renovada. Se o Estado tomou contornos específicos no Ocidente europeu a partir do surgimento das cidades e do mercantilismo, como afirmou o economista e sociólogo Max Weber, isso não encerra a explicação das práticas que o tornaram uma convenção. Ou não deveria encerrar, como provocou o filósofo Michel Foucault, há mais de 40 anos, em dois de seus últimos cursos ministrados no Collège de France. A história do Estado poderia ser feita, entendia ele, ao se transpor as teorias sobre esse objeto (um “universal”) rumo ao estudo das práticas, isto é, rumo ao estudo dos dispositivos, valores e ações que emergiram no governo da população e dos comportamentos dos homens ao longo do tempo.
A revista Ensaios de História da UNESP/Franca convida os discentes dos cursos de graduação em História a apresentarem artigos que abordem, por meio da análise de fontes e de bibliografia especializada, temas relativos à administração, ao direito ou à justiça durante os séculos XVII e XIX na Europa e nas Américas, tendo como foco práticas, instituições, atores e ideias, para, dessa forma, refletirmos sobre tais produtos ou construções do Estado moderno.
A Revista ainda contará com um espaço dedicado à publicação de trabalhos com tema livre. Envie seu artigo, nota de pesquisa, tradução ou resenha crítica para ser publicado.
Os textos enviados devem ser inéditos no país.
Para mais detalhes sobre as regras de publicação, acesse:
https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/ensaiosdehistoria/index
Submissões até 30/06.