INQUIETAÇÕES NO CENÁRIO EDUCACIONAL: O QUE É UMA ESCOLA JUSTA? = WORRIES IN EDUCATIONAL SCENARIO: WHAT IS A FAIR SCHOOL?

Autores

  • Claudiceia Ribeiro Ferreira Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP Campus Araraquara
  • Sebastião de Souza Lemes Docente - UNESP/Araraquara

Resumo

No Brasil, as políticas educacionais implantadas nos anos de 1990 seguiram o modelo orientado pela lógica do mercado e atribuíram centralidade ao processo de avaliação externa dos sistemas educacionais. No Estado de São Paulo ocorreu a implantação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (SARESP) em 1996 e lançamento, em 2008, do Programa de Qualidade das Escolas (PQE) que apresentou para cada escola, um indicador de qualidade do ensino, denominado IDESP, e estabeleceu metas para o seu aprimoramento. A necessidade de ampliação da visão sobre os dados obtidos nas avaliações são sempre indicadores e não devem ser utilizados somente para responsabilização da educação e da avaliação pelos seus resultados, mas para realização de intervenções, que possam qualificá‐la, com o estudo a partir dos indicadores. O uso que se faz dos resultados das avaliações podem servir tanto a propósitos de democratização, melhoria e emancipação, como também intensificar as desigualdades. Atualmente espera-se uma escola justa, equitativa, cidadã, que corresponda às exigências mundiais de conhecimento globalizado. Como avançar nessa direção?

Palavras-chave: avaliação externa. políticas educacionais. meritocracia. Indicadores. qualidade. justiça educacional.

 

ABSTRACT

In Brazil, the educational politics implemented in 1990 followed the model driven by the logic of the market and attributed centrality to the process of external evaluation of educational systems. In the state of São Paulo, occurred the implantation of the Evaluation System of Educational Achievement (SARESP) in 1996, and the Quality Schools Program (EFP), established in 2008, which presented to each school an indicator of education quality, denominated IDESP, and set goals for their improvement. It’s necessary to expand the perspective about the data obtained in the evaluations: they are always indicators and should not be used only for educational accountability and assessment by their results, but to conduct interventions, which may qualify it with the study, based on the indicators. The use made of evaluation findings can serve both to the purposes of democratization, improvement and emancipation, but also to intensify the inequalities. Currently is expected a fair, equitable, and citizen school, that matches the international demands of globalized knowledge. How to advance in this direction?

Keywords: external evaluation. educational politics. meritocracy. indicators. quality. educational justice.

Biografia do Autor

Claudiceia Ribeiro Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP Campus Araraquara

Mestranda da Faculdade de Letras, UNESP - Araraquara

Sebastião de Souza Lemes, Docente - UNESP/Araraquara

Docente - UNESP/Araraquara

Publicado

2013-12-05

Edição

Seção

Artigos Originais