CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES EM NÍVEL FEDERAL E ESTADUAL PAULISTA = CONSIDERATIONS ABOUT TEACHERS ONGOING FORMATION INTO FEDERAL AND SÃO PAULO STATE SPHERES
Resumo
Este artigo, elaborado a partir de uma pesquisa sobre formação de professores, apresenta discussões sobre os programas de formação continuada e sua relação com as reais necessidades dos docentes, bem como a que se destinam de fato. Essas discussões representam um período histórico na educação brasileira em que são traçadas perspectivas sobre a melhoria da qualidade em educação. Com base no conceito de políticas educacionais de formação, temos como objetivo, neste artigo, conduzir uma discussão no que se refere às perspectivas sobre formação de docentes. Para tanto, pensamos em Gatti, Barreto e André (2011), a qual trata de forma mais aprofundada sobre as políticas para formação de professores. Metodologicamente, o trabalho se caracteriza por uma revisão bibliográfica, principalmente, a partir da pesquisa de Gatti, Barreto e André (2011). A partir da autora, relacionamos as políticas e programas de formação de professores das esferas federal e estadual paulista por meio dos websites, os quais apresentam informações que nos indicam a concepção de formação. Num segundo momento, a pesquisa é voltada para a análise dos discursos apresentados nesses websites. Dessas relações, concluímos que os programas para formação continuada de professores têm lugar importante no cenário da educação brasileira, desde que exerçam, de fato, o papel de uma formação que vá além da inicial e que corresponda à necessidade do trabalho docente.
Palavras-chave: formação de professores. formação continuada. qualidade em educação.
ABSTRACT
This paper, elaborated from a research about teacher training, presents discussions about the program of ongoing formation and its relation to the real needs of teachers, as well as their in fact intend. These discussions represent a historical period in Brazilian education, that have drawn perspectives on improving the quality of education. Based on the concept of educational policies for training, we aim, in this paper, to promote a discussion about the perspectives on teacher training. To this, we have Gatti, Barreto and André (2011) as theoretical reference, which deals more thoroughly with policies for teacher training. Methodologically, the paper is characterized by a literature review, especially from Gatti, Barreto and André (2011) researches. From the author, we related policies and training programs for teachers, into the federal sphere and into São Paulo state, through the websites which provide information and indicate the conception of teacher training. In a second moment, the research is focused on the analysis of the speeches made at such websites. From these relations, we concluded that programs of ongoing formation for teachers have important place in the Brazilian education scenario, since they are engaged, in fact, with a training that goes beyond and corresponds to the needs of teachers.
Keywords: teacher training. ongoing formation. quality of education.