AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGEM - FRANCA = PUBLIC POLICIES FOR LEARNING RECOVERY IN FRANCA
Resumo
Este artigo tem por objetivo divulgar pesquisa realizada para avaliar implementação de políticas públicas educacionais referentes à melhoria de aprendizagem e consequentemente à qualidade do ensino. Apresentará planilhas e gráficos com o sentido primeiro de reflexão, uma vez que, pela própria natureza do objeto de estudo se referir a um segmento de alunos submetidos a uma organização curricular de progressão continuada, a pesquisa somente poderá se dizer completa em 2011, data em que os sujeitos pesquisados concluirão o ciclo previsto para uma escolarização completa em cada nível. A pesquisa em tela começou a ser desenvolvida a partir de dezembro de 2008, na Diretoria de Ensino de Franca, entre alunos analfabetos de 5° a 8° séries dos Ensinos Fundamental e Médio.Palavras-chave: políticas públicas. avaliação. democratização do ensino.
This article aims to publicize the research made in order to assess the implementation of public policies concerning to the educational improvement learning and consequently to the education’s quality. This work will present spreadsheets and charts with, at first, the purpose of reflection, because, by the nature of the object study, refers to a student segment subjected to a continuing progression curriculum organization, the research will be only considered completed in 2011, the date on which the searched subjects will finish the whole schooling for each level. The search began to be developed since December 2008 at “Diretoria de Ensino de Franca”, among illiterate students of 5th to 8th series of the Elementary and High School.
Keywords: public policies. evaluation. democratization of education.