O PAPEL DO TUTOR NA FORMAÇÃO OFERECIDA EM AMBIENTES VIRTUAIS = THE ROLE OF THE TUTOR TRAINING OFFERED IN VIRTUAL ENVIRONMENTS
Resumo
O presente artigo apresenta como tema o papel do tutor na formação oferecida em ambientes virtuais, ressaltando o desafio em encontrar estratégias pedagógicas que auxiliem os professores na didática EAD. Será abordado dentre as novas perspectivas do mundo globalizado a integração das novas TIC (tecnologia de informação e comunicação) a educação resultando assim no EAD como modalidade regular, descentralizando e democratizando assim a educação. O EAD requer instituições envolvidas que ousem mudar a rotina, disponibilizando novos espaços no campo de atuação para o professor, afetando diretamente no seu papel diante do processo ensino aprendizagem e fazendo ressurgir o conceito de tutor, profissional este que precisará se capacitar para atender as expectativas de seu público alvo, utilizando-se de estratégias didáticas que promovam maior interação e participação possibilitando a aprendizagem cooperativa e colaborativa em ambientes virtuais. Através de uma breve pesquisa bibliográfica é possível notar a exposição de modelos pedagógicos que têm sido apresentados por diversas instituições e profissionais que trabalham com ead, porém é sempre válido ressaltar que esse processo está em construção, pois ainda está sendo testado e avaliado em cursos já implementados.
Palavras-chave: EAD. tutor. didática. estratégias. formação.
ABSTRACT: The theme of this article is the role of tutor in the education background offered in virtual learning environments, with emphasis the challenge of finding teaching strategies that help the teacher on the Open and Distance Learning (ODL) didacticism. It will discuss, among the new globalized perspectives, the integration between new ICT (information and communication technologies) and education, thus resulting in ODL as a regular genre, decentralizing and democratizing the education. The ODL requires that the involved institution dare to change the routine, providing to the teacher new action contexts, directly affecting its role in the teaching-learning process, resurrecting the tutor concept, a professional that will need to empower yourself to meet the expectations of its audience, using teaching strategies that promote greater interaction and participation, enabling cooperative and collaborative learning in virtual environments. Through a brief literature review is possible to notice the exhibition of pedagogical models presented by several institutions and professionals that work with ODL. However, it’s necessary emphasize that this process is under construction, because it is still being tested and evaluated in implemented courses.
Keywords: ODL. tutor. curriculum. strategies. education background.