AVANÇOS LEGAIS X COTIDIANO DAS INSTITUÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO = LEGAL ADVANCES X DAILY LIFE OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION INSTITUTIONS: A CASE STUDY IN A CITY OF THE INTERIOR OF SÃO PAULO

Autores

  • Tatiana Noronha de Souza Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Jaboticabal
  • Ariane Rodrigues de Lima Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Resumo

Nas últimas décadas o Brasil vem produzindo avanços legais e teóricos no campo da educação infantil. Assim, o presente estudo teve como objetivo geral investigar a realidade do atendimento de uma instituição municipal de educação infantil, no que tange o conhecimento do projeto político-pedagógico e as práticas de formação continuada e professores. Foram realizadas oito entrevistas estruturadas com as educadoras. Os resultados apontam para um completo desconhecimento sobre o Projeto Pedagógico da instituição, dicotomia entre o cuidar e educar, ausência de práticas de registro que funcionem como instrumento para a formação profissional e horários para formação continuada de professores em quantidade insuficiente. Conclui-se que o município pesquisado não se adequou às orientações nacionais vigentes, pois a existência de uma instituição em condições inadequadas indica a possibilidade de outras instituições encontrarem-se na mesma situação. Neste caso, faz-se urgente uma revisão da implantação das políticas educacionais para a educação infantil e a melhoria dos sistemas de fiscalização da atuação do poder público municipal.

 

Palavras-chave: educação infantil. Creche. projeto pedagógico. formação de professores.

 

 

ABSTACT: In recent decades, Brazil has been producing legal and theoretical advances in the kindergarten education. This study aims to investigate the reality of the attendance in a municipal early education institution, in terms of knowledge about the  political pedagogical project and the teacher’s continued training. Eight structures interviews has been realized. The results show a complete  unfamiliarity with the  institution's educational project, the dichotomy between care and educate, lack of registration practices that operate as a tool for training, as well as insufficient time to the teachers continued training. It’s possible to conclude that the city in study was not adapted to the current national guidelines, since the existence of an institution in inappropriate conditions indicates that other institutions can be in the same situation. At this rate, it is urgent to review the implementation of educational policies for early childhood education and improve the municipal government monitoring systems.

 

Keywords: early childhood education. child care. educational project. training of teachers.

Biografia do Autor

Tatiana Noronha de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Jaboticabal

Pedagoga, mestre e doutora em Psicologia. É docente do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP-Jaboticabal. Departamento de Economia Rural. Atua na área da Educação.

Ariane Rodrigues de Lima, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto

Pedagoga, professora de educação infantil da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Publicado

2012-08-03

Edição

Seção

Artigos Originais