CONTROLE SOCIAL: A CULTURA DA PARTICIPAÇÃO CORRESPONSÁVEL NO CONTEXTO ESCOLAR = SOCIAL CONTROL: THE CULTURE OF CO-RESPONSIBLE PARTICIPATION INTO THE SCHOOL CONTEXT

Autores

  • Maria Cherubina de Lima Alves UNESP
  • Ana Lúcia Scagnolato de Almeida Leme Unesp
  • Valéria Beghelli Ferreira UNESP

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir o controle social no contexto escolar, analisando a cultura da participação social no Brasil e a influência que esta exerce no desenvolvimento das políticas educacionais e nos elementos organizacionais, filosóficos, históricos e afetivos envolvidos neste contexto. O controle social é um dos desafios referenciados pela Conferência Nacional de Educação (2010) para a educação no país. Considera-se que a possibilidade de participação corresponsável da sociedade no processo educativo, além de importante para a efetivação e fiscalização de políticas educacionais democráticas, constitui uma abertura para exercício coletivo da cidadania.

 

Palavras-chave: controle social. escola. participação social. políticas educacionais.

 

 

ABSTRACT

 

This paper aims to examine the social control into the school context, through analysis of the culture of social participation in Brazil and its influence on the development of educational policies and about the institutional, philosophical, historical and affective elements present in the context. The social control is one of the challenges of the Brazilian education, pointed by the National Education Conference (2010). The co-responsible participation of the society on the educational process is an important element to control and implement democratic educational policies. Furthermore, it is an opportunity for collective exercise of citizenship.

 

Keywords: social control. school. social participation. educational policies

Biografia do Autor

Maria Cherubina de Lima Alves, UNESP

Docente do Uni-FACEF, graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Franca-SP, sob orientação do Prof. Dr. Pe. Mário José Filho.

Ana Lúcia Scagnolato de Almeida Leme, Unesp

Graduada em Serviço Social pelas Faculdades Integradas Maria Imaculada de Piracicaba-SP (FIMI) e docente da mesma instituição; Mestre em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Franca – Unesp e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, na mesma instituição; Analista de Recursos Humanos -  coordenadora de programas socioambientais da ArcelorMittal Piracicaba. 

Valéria Beghelli Ferreira, UNESP

Psicóloga da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Pedregulho-SP. Mestre em Saúde Pública pela FMRP – USP e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Franca-SP.

Publicado

2011-12-17

Edição

Seção

Artigos Originais