RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A LEI 10.639/03 = RACIAL-ETHNIC RELATIONS AT SCHOOL: REFLECTIONS ON THE LAW 10639/03
Resumo
No ano de 2003, foi aprovada no Brasil a Lei 10.639, alterando a última Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional de 1996. Esta lei trouxe ao cenário educacional brasileiro a inclusão dos estudos de História da África e da Cultura afro-brasileira, a serem ministrados em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio das redes pública e privada e contemplados no currículo escolar, com especial atenção nas áreas de História, Literatura e Educação Artística. No ano de 2004, o Conselho Nacional de Educação instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais, por meio da Resolução nº. 1, que complementava a Lei nº 10.639/03, visando orientar e dar suporte aos profissionais da educação no entendimento e trato com conteúdos referentes a esta temática. Neste artigo, procurou-se analisar as orientações presentes na Lei 10.639/03, a indicação de conteúdos a serem ministrados, sua aplicabilidade, e suas especificidades no âmbito educacional no Brasil, com especial relevo à formação dos professores.
Palavras-chave: educação. cultura afro-brasileira. formação de professores.
ABSTRACT:
In the year of 2003, passed by in Brazil Law 10.639, changing the last law of Basis’ Policy of National Education of 1996. This law brought to Brazilian educational scenery the inclusion of studies of African History and Afro-Brazilian culture, to be taught in all establishments of elementary and high school of public and private systems and contemplated on scholar curriculum, with special attention in the areas of History, Literature and Artistic Education. In the year of 2004, the National Council of Education designated the National Curriculum Policy, by the 1st resolution, which complemented Law 10.639, aiming to orient and give support to education’s professionals in the understanding and dealing with the concealing content to this thematic. In this article we tried to analyze the orientations into Law 10.639/03, the indication of contents to be teach, its applicability, and its specificity in Brazilian’s educational ambit, with special concern about teachers development.
Keywords: education. afro-brazilian culture. teachers development.