O Preconceito de gênero e a humanidade
Uma análise do discurso no livro didático
Resumo
Vivemos em uma sociedade marcada pelo preconceito de gênero, na qual o discurso evidencia a persistência dessa característica, inclusive na formação das próximas gerações de adultos. O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso da palavra homem, para designar a humanidade no livro didático. O trabalho foi orientado pela análise do discurso – AD francesa, mais especificamente, pelos estudos de Michel Pchêux (1984) e Michel Foucault (1996). O objeto de análise foi o manual do professor do livro didático “Ápis Mais” de geografia, para o 4º ano do ensino fundamental, escrito por Maria Helena Simielli. Analisou-se mais especificamente, três textos complementares, nos quais a palavra homem aparece designando a humanidade. Depreende-se da análise que, apesar dos esforços observados na redação de livros didáticos, esforços verificados principalmente nos livros das áreas de humanidades e linguagens e códigos, ainda é muito forte no discurso a explicitação do preconceito de gênero.