O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA BÁSICA; UM PROJETO ALTERNATIVO DE AÇÃO-PEDAGÓGICA POR INTERMÉDIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO = THE TEACHING OF HISTORY IN THE BASIC SCHOOL, AN ALTERNATIVE PEDAGOGICAL PROJECT THROUGH SUPERVISED TRAINING

Autores

  • Celia Maria David UNESP - Campus de Franca

Resumo

Este artigo trata de um relato de experiência realizado por intermédio do estágio supervisionado com os alunos do Curso de História da Faculdade de História, Direito e Serviço Social da UNESP/ Franca, no período de 2001 a 2003, na Rede Oficial de Ensino (ROE) do município de Franca.O objetivo principal foi situar a disciplina Prática de Ensino de História, a partir da proposta de articulação teoria-prática estabelecida no artigo 1º da Resolução CNE/CP 02/2002.Considerou-se a formação do professor que atuará no Ensino Básico, a problematização da prática- pedagógica e a busca de alternativas de ação docente para o conhecimento como construção.Buscou-se tornar o estágio supervisionado uma prática ativa, real, diversificada e criativa promovendo uma maior interação entre a universidade e a escola básica, futuro campo de trabalho dos estagiários.Embora o período delimitado, a prática de estágio proposta continua sendo desenvolvida, dado que, embora a visível mudança de postura e concepção didática das turmas trabalhadas, as ingressantes apresentam o mesmo perfil “tradicional”, persistente  das que a antecederam.

Palavras-chave: ensino de história. formação do professor. estágio supervisionado. ensino-aprendizagem.




ABSTRACT:

This article is a report of experience achieved through the supervised training with students in the Course of History, Faculty of History, Law and Social Service UNESP / France in the period 2001 to 2003 in the municipality of Franca. O Official Network of Education (ROE) main objective was to situate the discipline of Practice Teaching History from the proposed theory-practice articulation established in Article 1 of Resolution CNE / CP 02/2002.Considerou-se training of teachers to act in Basic Education, the questioning of practice-teaching and the search for alternatives of action for teacher knowledge construção.Buscou become the internship supervised practice active, real, diverse and creative promoting greater interaction between universities and elementary school, future field of employment of trainees. Although the period limited in the practice of stage proposal still being developed, because, although the apparent change of position and design of didactic classes worked, the freshmen have the same profile "traditional", the persistent that preceded it.

Keywords: teaching history. teacher's training. the supervised training. teaching-learning.

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Publicado

2009-07-15

Edição

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