A OUVIDORIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E A EFETIVAÇÃO DO SERVIÇO EDUCACIONAL = THE OMBUDSMAN IN INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION AND THE EFFECTUATION OF THE EDUCATIONAL SERVICE
Resumo
O presente artigo visa analisar as funções da ouvidoria nas Instituições de Ensino Superior, como um mecanismo eficaz, de efetivação do princípio da eficiência na prestação do serviço educacional. A ouvidoria interna ou externa (comunidade) possibilita à Instituição avaliar suas próprias atitudes e medidas, buscando aperfeiçoá-las e/ou modificá-las, para que consiga oferecer a melhor qualidade de ensino superior. A ouvidoria é instrumento importante que deve ser conduzida de forma ética e compromissada com o atendimento e retorno das reivindicações e sugestões dos discentes, docentes, funcionários e comunidade. O resultado do atendimento a estas demandas se traduz na busca pela concretização de direitos visando, sobretudo, a responsabilidade na formação de profissionais competentes, éticos e envolvidos na construção de uma sociedade melhor.
Palavras-chave: ouvidoria. educação. eficiência.
ABSTRACT
This article aims to analyze the functions of the ombudsman in Colleges and Universities as an efficient mechanism for ensuring the principle of efficiency in the provision of educational services. The internal watchdog or the external (community) allows the institution to assess their own attitudes and actions, seeking to improve and/or modify them, to be able to offer the best quality. The ombudsman is an important instrument that should be conducted in an ethical and committed to the care and return of the demands and suggestions from students, professors, staff and community. The outcome of care to these demands is reflected in the quest for realization of rights aiming, above all, responsibility for training competent, ethical professionals, engaged in building a better society.
Keywords: ombudsman. education. efficiency