História em Quadrinhos
COVID-19 - O inimigo invisível
Resumo
O Estágio Curricular Supervisionado, obrigatório na modalidade de Licenciatura, é permitido em diversas áreas do conhecimento de acordo com a estrutura curricular do curso de Ciências Biológicas. Por meio do estágio os profissionais de educação consolidam conhecimentos teóricos com a prática docente na sua formação. Neste contexto, o objetivo deste estudo é produzir uma revista de História em Quadrinhos (HQ) sobre a pandemia Covid-19 para ser utilizada em sala de aula como material de apoio às aulas, tornando o conteúdo mais dinâmico para os estudantes, estimulando o conhecimento científico. O desenvolvimento do presente trabalho aconteceu em uma escola estadual de uma cidade do noroeste paulista e foi constituído de três etapas: produção da História em Quadrinhos, regência de aulas e avaliação. A história produzida foi intitulada “COVID-19 - O inimigo invisível" e abordou os seguintes assuntos: o vírus SARS-CoV-2, a COVID-19 e seus sintomas, formas de diagnóstico e reações do sistema imunológico. O trabalho foi avaliado pela produção de painéis e resposta a questionário de conhecimentos sobre o SARS-Cov-2 e a Covid-19. Resultados mostram que os alunos gostaram da HQ e foram capazes de entender melhor sobre as características de um vírus, sua propagação, as reações do sistema imunológico em uma infecção e a importância da vacinação. Consideramos que a utilização de HQ para o ensino é uma ferramenta adequada e atrai a atenção dos alunos para o assunto a ser desenvolvido.