O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALPOR COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Silvia Cristina Soggio Del Monte UNESP - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Campus Franca https://orcid.org/0000-0003-4362-5679
  • Roberto David Pereira Alves Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ETEC de Sapopemba

Resumo

Tendo em vista que o currículo da formação profissional por competências vem sendo implantado nas instituições de ensino que ofertam curso técnico de nível médio, que fazem parte da educação profissional, a pesquisa procurou analisar o currículo da educação profissional fundamentado no modelo de competências adotado por uma escola técnica estadual do Sudeste da Zona Leste do município de São Paulo, quanto a formação de profissionais qualificados para atuarem no mercado de trabalho. Para tanto, discutiu-se a estrutura dos conteúdos, habilidades e competência de um componente curricular específico, buscando verificar a eficiência desse modelo de currículo por competências, e buscando fazer uma relação dos conteúdos para desenvolver ou aprimorar as habilidades e competência relacionada a atuação do profissional em laboratório de análise físico-química, verificando se de fato a competência desenvolvida por meio desse modelo de currículo, está coerente com as competências profissionais exigidas pelo mercado de trabalho. Aplicou-se uma pesquisa de campo fundamentada no método de amostragem probabilística, com exposição de questionário aos alunos do curso técnico em alimentos. Constatou-se que o modelo de currículo por competências adotado pela escola técnica estadual, no âmbito das competências profissionais, prepara o aluno para atuação em laboratório de análise físico-química, e de fato atende as exigências do mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Silvia Cristina Soggio Del Monte, UNESP - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Campus Franca

Doutora em Estudos Linguísticos (UNESP-IBILCE), Mestre em Planejamento e Análise de Políticas Públicas (UNESP-FCHS), Licenciada em Letras Português/Inglês, Bacharel em tradução Inglês, Coordenadora curso de Letras Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP).

Roberto David Pereira Alves, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, ETEC de Sapopemba

Graduação em Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Química, Especialista em Confeitaria e Panificação, e Currículo, Didática e Metodologias Ativas. 

Publicado

2022-02-01