O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONALPOR COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA ESTADUAL TÉCNICA DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SÃO PAULO
Resumo
Tendo em vista que o currículo da formação profissional por competências vem sendo implantado nas instituições de ensino que ofertam curso técnico de nível médio, que fazem parte da educação profissional, a pesquisa procurou analisar o currículo da educação profissional fundamentado no modelo de competências adotado por uma escola técnica estadual do Sudeste da Zona Leste do município de São Paulo, quanto a formação de profissionais qualificados para atuarem no mercado de trabalho. Para tanto, discutiu-se a estrutura dos conteúdos, habilidades e competência de um componente curricular específico, buscando verificar a eficiência desse modelo de currículo por competências, e buscando fazer uma relação dos conteúdos para desenvolver ou aprimorar as habilidades e competência relacionada a atuação do profissional em laboratório de análise físico-química, verificando se de fato a competência desenvolvida por meio desse modelo de currículo, está coerente com as competências profissionais exigidas pelo mercado de trabalho. Aplicou-se uma pesquisa de campo fundamentada no método de amostragem probabilística, com exposição de questionário aos alunos do curso técnico em alimentos. Constatou-se que o modelo de currículo por competências adotado pela escola técnica estadual, no âmbito das competências profissionais, prepara o aluno para atuação em laboratório de análise físico-química, e de fato atende as exigências do mercado de trabalho.