Educação e pandemia: a importância da produção de novos conhecimentos

Autores

  • Francisco Rocha Pirolla Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) https://orcid.org/0000-0002-7550-2406
  • Marcel Pereira Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Câmpus Araraquara/SP
  • Cintia Almeida da Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) https://orcid.org/0000-0002-1832-3751

Resumo

Em um cenário pandêmico, diversas áreas são afetadas. No campo da Educação não é diferente. As escolas tiveram que se reinventar e oferecer suas atividades de forma remota, emergencialmente, sem possibilidades de um planejamento adequado. O estudo propôs um levantamento em duas vias: a realização de uma pesquisa bibliográfica sobre os termos “Educação” e “Pandemia” de COVID-19, na base de dados Science Direct, pesquisa empírica e também a realização de um levantamento bibliográfico em diversas fontes de informação sobre a temática do estudo. A pesquisa empírica, aliada ao levantamento bibliográfico, apresenta alguns resultados preliminares com relação ao estudo proposto: os pesquisadores continuaram publicando no contexto da pandemia; muitas pesquisas foram desenvolvidas inicialmente em um contexto desconhecido ao vírus e aos poucos caminharam com apontamentos práticos para as rotinas no campo da educação; adaptação e aprendizagem por parte dos professores e dos alunos com as tecnologias de comunicação e informação; dificuldades de adaptação da comunidade escolar com a conjuntura instaurada pela pandemia; estresse devido a questões da nova forma de estudos aliada a demais fatores, como: medo, ansiedade, pandemia, etc. Conclui-se que: apesar das dificuldades, estudos e pesquisas continuaram sendo feitos pela comunidade acadêmica; muitas tecnologias utilizadas emergencialmente nas escolas e provavelmente continuarão a serem utilizadas; necessidade de revisão do modelo de ensino adotado nas escolas; entre outras considerações poderão ser ponderadas e estudadas em maior profundidade. A produção de novos conhecimentos é fundamental para os avanços da sociedade, neste sentido, a comunidade acadêmica segue caminhando com vistas a estes avanços.

Publicado

2022-05-18