DESIGUALDADES SOCIAIS E EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS DE ACESSO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA À SUPERIOR

Autores

  • Ana Carolina Morais Colombaroli Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UNESP - Câmpus de Franca/SP https://orcid.org/0000-0002-4433-8463
  • Lázara Regina de Morais Colombaroli Programa de P´os-Graduação Análise e Planejamento de Políticas Públicas - UNESP/FCHS/Câmpus de Franca

Resumo

RESUMO: O contexto escolar brasileiro carrega em si as marcas das profundas desigualdades sociais, econômicas e regionais que acometem historicamente o país. No ano de 2020, fomos surpreendidos por uma crise sanitária de proporções avassaladoras e, ante a necessidade de medidas de isolamento social, o sistema educacional de todos os níveis, de forma abrupta, teve que migrar do ambiente presencial para o virtual. Diante da revolução digital dos dias atuais, das propostas de ensino doméstico, da busca pela ampliação da utilização da modalidade de educação à distância no ensino superior, acreditou-se que a transposição para o ensino remoto ocorreria com relativa naturalidade. No entanto, a realidade colocada foi a de uma grande proporção de estudantes sem acesso e suporte adequados para a aprendizagem remota, sem internet e equipamentos de qualidade, com possibilidades de interação reduzida e sem a necessária adaptação do ambiente doméstico e familiar para a nova situação imposta. O presente trabalho busca, por meio da pesquisa bibliográfica e análise de dados estatísticos, analisar o processo de exclusão e aprofundamento das desigualdades educacionais no contexto do ensino remoto emergencial, buscando compreender seus impactos sobre a população econômica e socialmente mais vulnerável, cotejando as semelhanças e diferenças entre educação básica à educação superior.

Biografia do Autor

Ana Carolina Morais Colombaroli, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UNESP - Câmpus de Franca/SP

Bacharel (2014) e Mestre (2017) em Direito pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Bolsista CAPES/CNPq. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina (PROLAM), da Universidade de São Paulo. Docente nas Disciplinas de Criminologia e Política Criminal e Direito Penal da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Ituiutaba.

Lázara Regina de Morais Colombaroli, Programa de P´os-Graduação Análise e Planejamento de Políticas Públicas - UNESP/FCHS/Câmpus de Franca

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Análise e Planejamento de Políticas Públicas da UNESP. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2005). Professora de Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal de São Sebastião do Paraíso desde 2000. Foi dirigente escolar - Secretaria Municipal de Educação de São Sebastião do Paraíso (2010-2018).

Publicado

2022-02-01