Literatura
A arte da palavra e a busca por uma comunidade leitora
Resumo
O artigo tem como objetivo relatar a vivência da pesquisadora enquanto professora da rede pública estadual, com ênfase nos anos de 2019-2020 em que foi contemplada com o Prêmio Educador Nota 10, considerado o maior e mais importante prêmio da Educação Básica brasileira. O Projeto vencedor baseia-se na Educação Literária com foco na formação de uma comunidade de leitores. Intitulado como “Pé de Livro entre amigos” apresentou ao longo de nove meses a leitura literária de obras clássicas da literatura brasileira e mundial. O referencial teórico relaciona a vivência narrada com os estudos do educador Paulo Freire diante de uma educação libertadora e transformadora, visando a concepção de uma pedagogia crítica em que a literatura tenha caráter humanizador, deixando de ser meramente desenvolvida para fins pedagógicos. Apoia-se também nos estudos de Zilberman, Lajolo, Colomer e Cademartori, com um breve histórico do surgimento da literatura infantojuvenil no mundo e chega a Monteiro Lobato no Brasil, retratando as ideias de uma literatura desvinculada da moral, que ensina e educada, mas que leva a criatividade, inteligência e liberdade. A literatura precisa constituir-se enquanto arte e ir além da escolarização, que utiliza atividades descontextualizadas e sem sentido para o leitor. É preciso promover nas escolas conversas literárias onde o leitor possa se identificar com o contexto, personagens, vivências e experiências. A literatura na escola deve humanizar, transformar e formar leitores de leitura literária, para que leve ao protagonismo social e cultural.