AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: PROPOSTA FORMATIVA E METODOLÓGICA EM VOGA
Resumo
A ampliação da jornada escolar é comumente vista como assistencialismo ou associada à ideia de reforço escolar para alunos com problemas educacionais e sociais. Necessário se faz divulgar pesquisas que apontem sobre o caráter intencional da educação escolar, que carece de planejamento didático-pedagógico. No caso desse trabalho, o objeto de investigação é o Programa Novo Mais Educação, instituído no ano de 2016 com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes em Português e Matemática por meio da educação em tempo integral ou em jornada ampliada. Levando em consideração a problemática enunciada, este trabalho buscou investigar os fundamentos, as condições e os modos de realização do ensino proposto pelo Programa Novo Mais Educação. Especificamente a proposta foi pautada em investigar as finalidades do Programa; levantar a proposta quanto aos espaços, à estrutura, tempos e sujeitos; e compreender os métodos e modos de realização propostos. Para tanto, através de uma abordagem qualitativa, o estudo contou com autores que com produção teórica desse tema de estudo, além de documentos normativo-legais e pedagógicos sobre o Programa. Os estudos realizados indicaram que o Programa Novo Mais Educação propõe uma educação precária para os estudantes com problemas sociais e educacionais, desconsiderando a necessidade de formação pedagógica para os objetivos propostos.