AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR NA CONTEMPORANEIDADE: PROPOSTA FORMATIVA E METODOLÓGICA EM VOGA

Autores

Resumo

A ampliação da jornada escolar é comumente vista como assistencialismo ou associada à ideia de reforço escolar para alunos com problemas educacionais e sociais. Necessário se faz divulgar pesquisas que apontem sobre o caráter intencional da educação escolar, que carece de planejamento didático-pedagógico. No caso desse trabalho, o objeto de investigação é o Programa Novo Mais Educação, instituído no ano de 2016 com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes em Português e Matemática por meio da educação em tempo integral ou em jornada ampliada. Levando em consideração a problemática enunciada, este trabalho buscou investigar os fundamentos, as condições e os modos de realização do ensino proposto pelo Programa Novo Mais Educação. Especificamente a proposta foi pautada em investigar as finalidades do Programa; levantar a proposta quanto aos espaços, à estrutura, tempos e sujeitos; e compreender os métodos e modos de realização propostos. Para tanto, através de uma abordagem qualitativa, o estudo contou com autores que com produção teórica desse tema de estudo, além de documentos normativo-legais e pedagógicos sobre o Programa. Os estudos realizados indicaram que o Programa Novo Mais Educação propõe uma educação precária para os estudantes com problemas sociais e educacionais, desconsiderando a necessidade de formação pedagógica para os objetivos propostos.

Biografia do Autor

Saraa César Mól, Instituto Federal do Rio de Janeiro e Centro Universitário Celso Lisboa

Doutora em Educação pela UNIRIO (2020), mestra em Educação pela UFSJ (2015), especialista em Orientação Educacional, Supervisão Pedagógica e Inspeção Escolar pela FDV (2010), e pedagoga pela UFV (2009). É professora da Escola de Formação de Professores do Centro Universitário Celso Lisboa/RJ.

Thaysa Cristina Alves de Oliveira Barbosa, Centro Universitário Celso Lisboa

Pedagoga pelo Centro Universitário Celso Lisboa.

Suzeane Chrislaine Vieira da Silva Santos, Centro Universitário Celso Lisboa

Graduação em Pedagogia (2020) pelo Centro Universitário Celso Lisboa.

Publicado

2022-02-01