COVID-19 E ENSINO SUPERIOR REMOTO: REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS UNIVERSITÁRIOS
Palavras-chave:
Ensino superior remoto, ensino-aprendizagem, COVID-19Resumo
O vírus do Sars-CoV-2 causador da pandemia da COVID-19 mudou o rumo das pessoas e de diversos setores e áreas da sociedade, em especial, a área da Educação. No que se refere a área da Educação, além da pandemia da COVID-19 a principal medida de mitigação da transmissão do vírus é o isolamento social, e devido a essa medida de contenção, tanto escolas quanto universidades acabaram sendo fechados, e os planos de reabertura desses centros plurais ocorre de maneira lenta e gradual, dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem tanto dos alunos quanto dos universitários fica comprometido, pois devido a pandemia, o que restou foram aulas de maneira remota, e nesse mecanismo de aulas, apenas o professor atua na transmissão do conhecimento, enquanto os estudantes ficam polo passivo, recebendo e captando informações, ou seja, há uma mecanização do ensino no formato virtual. O objetivo dessa pesquisa foi fazer um estudo de caso com os universitários de cidades do interior de Pernambuco acerca de como a pandemia afetou negativamente o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada foi um questionário desenvolvido através da plataforma Google Forms, o questionário foi distribuído por mídias sociais e ficou ativo por 35 dias, além disso, a última pergunta do questionário era um comentário que foi analisado pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos apresentaram que o ensino remoto ainda não é capaz de suprir as necessidades dos alunos, pois a grande maioria dos universitários preferem o ensino presencial em detrimento do online.
Referências
ARRUDA, Eucidio Pimenta. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede : (Revista de Educação a distância), [s. l.], v. 7, ed. 1, p. 257-275, 2020.
BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 E EDUCAÇÃO: RESISTÊNCIAS, DESAFIOS E (IM)POSSIBILIDADES. Revista Encantar: Educação, Cultura e Sociedade, [s. l.], v. 2, p. 1-11, 2020.
COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. # fiqueemcasa: educação na pandemia da COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020.
EL KHATIB, Ahmed Sameer; CHIZZOTTI, Antonio. Aulas por videoconferência: uma solução para o distanciamento social provocado pela Covid-19 ou um grande problema?. Revista EDaPECI, v. 20, n. 3, p. 26-45, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.
DOS SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros; DA SILVA MONTEIRO, Jean Carlos. Educação e covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-15, 2020.
TORRES, Ana Catarina Moura; DA COSTA, Ana Caline Nóbrega; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Educação e Saúde: reflexões sobre o contexto universitário em tempos de COVID-19. 2020.
TOKARNIA, Mariana. Maioria das escolas brasileiras não tem plataformas para ensino online: Dados são da pesquisa TIC Educação 2019. Rio de Janeiro: Fernando Fraga, 9 jun. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-06/maioria-das-escolas-brasileiras-nao-tem-plataformas-para-ensino-online. Acesso em: 14 jun. 2021.