CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM HUMANA

Autores

  • Norma Lucia Neris de Queiroz Universidade de Brasília
  • Sidelmar Alves da Silva Kunz Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep Universidade de Brasília - UnB
  • Daniela Kedna Ferreira Lima Universidade Federal de Goiás -UFG

Resumo

Este artigo é uma contribuição que reconhece a importância da neurociência para o processo de desenvolvimento e aprendizagem humana. Definimos como objetivos conceituar e discutir as abordagens da neurociência no processo de desenvolvimento e aprendizagem, bem como refletir acerca das contribuições da neurociência que buscam educar pela atenção, percepção, memória e emoções no processo de desenvolvimento e aprendizagem. Nesse sentido, fizemos uma narrativa acerca da neurociência e sua aplicabilidade na escola e na sala de aula e apresentamos, também, algumas estratégias pedagógicas para serem aplicadas no cotidiano escolar. Nossa pesquisa foi desenvolvida por meio de buscas bibliográficas em livros, artigos publicados em revistas cientificas do meio editorial e acadêmico e materiais disponíveis online, entre outros. As considerações finais revelam que os professores que conhecerem o funcionamento do sistema nervoso podem desenvolver melhor seu trabalho além de poder desenvolver estratégias de aprendizagem e intervir na zona de desenvolvimento proximal dos estudantes.

Biografia do Autor

Norma Lucia Neris de Queiroz, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Pedagoga e Professora de Língua Portuguesa. Especialista em Educação Especial e Educação Inclusiva.

Sidelmar Alves da Silva Kunz, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep Universidade de Brasília - UnB

Pesquisador do INEP e servidor especialista integrante da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico para a Avaliação do Novo Ensino Médio. Doutor em Educação (UnB), Mestre em Geografia (UnB), Especialista em Ontologia e Epistemologia (Unyleya), Especialista em Supervisão Escolar (FINOM), Pedagogo (UEG), Geógrafo (UEG) e graduando em Letras Português (UCB). Dezoito anos de atuação como professor na educação básica e superior. Realizou a publicação de mais de uma centena de publicações (científicas e didáticas). Membro dos Grupos de Pesquisa GEPAT/UnB e NEPIE/UFG.

Daniela Kedna Ferreira Lima, Universidade Federal de Goiás -UFG

Assistente Social e Especialista em Ensino Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos pela
UFG/Regional Catalão.

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Publicado

2021-12-13

Edição

Seção

Artigos Originais