INFÂNCIA,TEMPO E UTOPIA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS = CHILDREN, TIME AND UTOPIA: A LOOK AT THE TRAINING OF TEACHERS

Autores

  • Elydio dos Santos Neto Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Educação e Letras, Programa de Pós Graduação Em Educação.
  • Marta Regina Paulo da Silva Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Educação e Letras.

Resumo

O presente trabalho propõe uma discussão sobre a maneira como lidamos com o tempo em nossa sociedade contemporânea. Um tempo onde tudo se passa de forma cada vez mais acelerada, impossibilitando que sejamos tocados/as pelas coisas do mundo. Consideramos o tipo de impacto que esta pressa tem sobre as pessoas de modo geral, e, em especial, para a vida e o trabalho de professores/as e, consequentemente, para o encontro humano que ocorre em sala de aula. Destacamos assim o empobrecimento da experiência e as dificuldades para que os encontros pedagógicos com os/as alunos/as sejam, de fato, um acontecimento. A partir daí discutimos a idéia de infância contida na obra de Giorgio Agamben, que compreende a infância não apenas como uma etapa cronológica da vida, mas como uma condição da existência humana. Assim, deixar de ser infante, nesta perspectiva, provoca uma série de desdobramentos para o trabalho docente: o distanciamento de si mesmo, a desconsideração da curiosidade epistemológica, a obstaculização da capacidade de criar, a falta da coragem para transgredir e a dificuldade de colocar-se dialogalmente diante do outro em atitude “do-discente”, como sugeria Paulo Freire. Frente a isto defendemos a necessidade de recuperar, contra a hegemonia neoliberal, a capacidade de trabalhar com a dialética problemas do presente x utopia. Aqui afirmamos nossa compreensão de que o processo de constituição de professores/as passa pela capacidade de esperançar, verbo que indica muito mais do que uma emoção, pois sugere também, como afirmam Giroux e McLaren, uma forma de intencionalidade cognitiva, de asserção ontológica e de consciência antecipatória. Concluímos apresentando os obstáculos que se levantam contra os/as professores/as que, na realidade brasileira, optam por assumirem-se como sujeitos inacabados, infantes, comprometidos com a transformação da realidade presente e que, para manterem-se em pé, alimentam-se das utopias que lhes permitem esperançar.

Palavras-chave: infância. tempo. utopia. experiência. neoliberalismo. formação de professores(as).

 

ABSTRACT:

This paper proposes a discussion on how we deal with time in our contemporary society. A time where everything is happening so fast growing it impossible to be touched the things of the world. Consider the kind of impact this has on people rush in general, and especially to the life and work of teachers, and therefore for the human encounter that occurs in the classroom. Featuring so impoverishment of experience and the difficulties for the meetings with the teaching the student are, in fact, an event. From there we discussed the idea of childhood in the work of Giorgio Agamben, which includes the children not only as a chronological stage of life, but as a condition of human existence. So stop being infant, therefore, causes a number of developments for the teaching: the distancing of oneself, the lack of epistemological curiosity, the difficulty of aathe ability to create, the lack of courage to transgress and the difficulty of putting - is dialogical attitude in the face of another "to-student," as suggested Paulo Freire. Front of this stand the need to recover against neoliberal hegemony, the ability to work with the problems of this dialectic x utopia. Here we affirm our understanding that the process of formation of teachers is the ability to hope, verb that indicates much more than an emotion, it also suggests, as Giroux and McLaren, a form of cognitive intentionality of ontological assertion and of anticipatory consciousness. We conclude by presenting obstacles that arise from the the teachers those in the Brazilian reality, choose to take it as being unfinished, children, committed to the transformation of this reality and to keep in walking, feed - of utopias is that they can hope.

Keywords: children. time. utopia. experiment. neoliberalism. teacher training.

Biografia do Autor

Elydio dos Santos Neto, Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Educação e Letras, Programa de Pós Graduação Em Educação.

Marta Regina Paulo da Silva, Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Educação e Letras.

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Publicado

2009-07-16

Edição

Seção

Artigos Originais