ISOLAMENTO SOCIAL E TECNOLOGIAS: UM DEBATE SOBRE INCLUSÃO, EXCLUSÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Autores

  • Roberto Remígio Florêncio Universidade Federal da Bahia - UFBA/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão http://orcid.org/0000-0003-3590-9022
  • Manuela Pereira de Almeida Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Palavras-chave:

TIC. Educação Brasileira. Inclusão Digital. Contexto Sociocultural.

Resumo

O presente artigo se propõe a tratar da comunicação e educação sob aspectos importantes da conjuntura atual: o período de isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, a necessidade de estruturação do ensino remoto e as desigualdades sociais potencializadas pelas realidades distintas a que foram/são submetidas a sociedade global, operacionalizadas pelo capitalismo. A metodologia para produção da explanação descritivo-analítica foi a revisão de literatura e os resultados procuram apresentar reflexões sobre como este contexto pandêmico tornou compulsório para milhares de pessoas o uso das TIC, ao tempo que evidenciou a exclusão de acesso e de conhecimento de outras milhares de pessoas. Autores como Levy (1997) Lemos (2006; 2007) e Santaella (2004) ajudam a refletir sobre hipermídia, ciberespaço e cibercultura. Ao passo que a partir de Souza (2013) fez-se um levantamento sobre a inserção de TIC na escola pública, e, dialogando com Demeter (2002) aliando com os dados oficiais do IPEA e IBGE é possível compreender a importância das políticas públicas, sobretudo neste cenário atual.

Biografia do Autor

Roberto Remígio Florêncio, Universidade Federal da Bahia - UFBA/Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão

Doutorando em Educação (UFBA); Professor Língua Portuguesa (IF Sertão - PE); Mestre em Educação e Cultura (UNEB); Licenciado em Pedagogia (UNEB) e em Letras (UPE).

Manuela Pereira de Almeida, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora do Curso de Comunicação - Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA/ UNEB; Graduada e Especialista em Comunicação Social - UNEB.

Referências

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Publicado

2021-12-13

Edição

Seção

Artigos Originais