SERVIÇO SOCIAL EM ANGOLA: REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Serviço Social. Política de educação. Desigualdades sociais. EstágioResumo
O artigo tem como objetivo fortalecer o debate sobre a contribuição do Serviço Social em Angola e refletir as desigualdades sociais e possibilidades da atuação profissional na área da educação angolana. A partir de uma perspectiva crítica de formação profissional, a profissão vem construindo alternativas e possibilidades de atuação nas políticas sociais do país, e as experiências bem sucedidas do estágio supervisionado podem contribuir com este reconhecimento. O texto está organizado a partir de uma breve contextualização sócio-histórica do país e da política de educação, sobretudo, as consequências e impactos da adesão do Estado ao modelo capitalista a partir de sua independência. Em seguida, analisa as expressões das desigualdades sociais no espaço educacional e a formulação da política social de educação; bem como, as conquistas da população com a regulamentação da Constituição da República de Angola em 2010, que assegura princípios democráticos e participativos e direitos básicos, como a educação. Esta reflexão é fruto das experiências vivenciadas no estágio supervisionado de Serviço Social na área da educação em Luanda e das análises realizadas na formação profissional do curso de mestrado da pós-graduação em Serviço Social no Brasil.Referências
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