VOZES DE INTELECTUAIS DA EDUCAÇÃO EM OPOSIÇÃO À CRIAÇÃO DO ENSINO MUNICIPAL PAULISTANO (1956)

Autores

  • Samir Ahmad dos Santos Mustapha Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Palavras-chave:

municipalização do ensino, ensino primário, História da Educação Paulistana

Resumo

O artigo apresenta a criação do ensino primário municipal paulistano, em 1956, e as vozes de intelectuais da educação que, utilizando elementos técnicos, desenvolveram um posicionamento político contrário a nova oferta de ensino na cidade de São Paulo. Neste momento histórico, o ensino municipal iria polarizar com as escolas estaduais, tendo parte da imprensa, em especial o jornal O Estado de S. Paulo, e núcleos intelectuais se posicionado contrários a municipalização proposta então pelo prefeito Wladimir de Toledo Piza. Evidencia-se que as estratégias e discursos na publicação objetivariam desenvolver uma oposição partidária aos chefes do executivo municipais que buscariam empreender a nova modalidade de ensino, tornando parcial o tipo de jornalismo praticado sobre a municipalização. Educadores renomados como Antonio de Almeida Jr. e Carlos Correa Mascaro foram importantes vozes de oposição em seus livros publicados no período de criação do ensino municipal na cidade de São Paulo. A análise retrata os argumentos dos autores e o contexto histórico apontado no posicionamento. Mascaro (1960), em especial, seria a partir da publicação de suas obras sobre o tema, utilizado como referencial para a História do Ensino Municipal Paulistano. Ponderamos que o autor era um sujeito atuante na causa, tendo uma visão que o próprio revisaria anos depois.  

Biografia do Autor

Samir Ahmad dos Santos Mustapha, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Professor de Ensino Fundamental I na Prefeitura Municipal de São Paulo. Formado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010).Mestre pelo programa Educação: História, Política, Sociedade na Pontifícia Universidade Católica - SP (2014). Doutor pelo programa Educação: História, Política, Sociedade na Pontifícia Universidade Católica-SP (2019), na linha de pesquisa: Educação Brasileira: Produção, Circulação e Apropriação Cultural. Participa como pesquisador do Grupo de Pesquisa: História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira e do Projeto de pesquisa coletivo: História das Instituições Educacionais: intelectuais, políticas e práticas. Tem experiência na área de Educação, com pesquisa com ênfase em História da Educação. Atualmente trabalha no Núcleo Técnico de Currículo, da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME.

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Publicado

2021-12-13

Edição

Seção

Artigos Originais